segunda-feira, 16 de julho de 2007

Chinelada da semana

O OVNI emborrachado desta semana só poderia ter um alvo: a testa do presidente do STJD, Rubens Approbato Machado, que tenta costurar nos bastidores a absolvição do Corinthians no mais escandaloso esquema de armação de resultados que já se teve notícia no País.

As escutas telefônicas feitas após denúncia dos procuradores Sílvio Luís Martins de Oliveira e Rodrigo de Grandis, do Ministério Público Federal, que foi acatada semana passada pelo juiz Fausto Martin de Sanctis, revelam conversas entre os envolvidos para acertos de resultados que evitassem o rebaixamento do clube. As gravações contemplam os últimos 14 meses, e – segundo o juiz – aparecem conversas no sentido de favorecer o Corinthians.

Mas mesmo sem ter conhecimento mais profundo das gravações feitas pela Polícia Federal que provam o envolvimento dos representantes legais do SC Corinthians Paulista na armação de resultados para que o time saísse da zona de rebaixamento, Approbato – que casualmente também é conselheiro do Corinthians – saiu na defensiva, afirmando que se pessoas físicas tinham feito acordos ilegítimos, a instituição não poderia ser punida.

Como é que é, doutor? O presidente do clube, ou seus diretores, ou investidores da parceria, são seu representantes legais conforme determinam o estatuto do clube e o contrato com a parceira MSI. Assim, falcatruas perpetradas por eles, tendo como beneficiário o SC Corinthians Paulista, são, sim, falcatruas perpetradas pela instituição.

Essa tentativa de um habeas corpus preventivo para os inevitáveis pedidos de rebaixamento que virão de parte da imprensa menos comprometida com os interesses comerciais só mostra uma coisa: é um absurdo o presidente de um órgão da justiça desportiva ser membro do conselho de um clube que pode vir a ser réu nesse mesmo tribunal.

Se fosse uma pessoa decente, Approbato deveria se declarar incompetente para opinar sobre o caso e solicitar o próprio afastamento até o julgamento, para não interferir no processo.

Em tempo: se o STJD mostrasse o mesmo empenho em resolver esse caso que mostrou em remarcar os jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho em 2005, o Corinthians já teria sido excluído da competição, com os pontos de seus jogos desconsiderados, e rebaixado para o campeonato dá Série B em 2008.

Ah, sim, mas há uma boa notícia para os corintianos: como as gravações são apenas dos últimos 14 meses, não deve vir nada à tona sobre o título de 2005, que por enquanto continua no Parque São Jorge... a menos, é claro, que as gravações falem sobre acordos passados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, acho que você foi injusto e infeliz em falar sobre o Aprobatto. Ele foi, por anos, presidente da OAB, e o fato de ser conselheiro do Corinthians, não quer dizer que será parcial em um futuro julgamento do clube. Aliás, acredito sim, que ele deveria ser afastado do STJD, mas para ser o novo presidente do clube. Abraço!