quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Sítio em erosão

Os voluntariosos são de carne e osso, mas surfam na web – Ezequiel, I: 9,10

O sítio na internet dedicado ao futebol profissional do Sport Club Corinthians Paulista está fora do ar hoje, 23/8/2007, quando escrevo este post. “Site em manutenção/voltaremos em breve”, informa uma mensagem. Liguei para o Corinthians e uma pessoa do departamento de comunicação do clube repetiu: “A informação que nós temos é de que o site está em manutenção – sem previsão de retorno”, encerrou.

Chamar isso de sítio é ser de uma benevolência mariana. Trata-se de uma roça em que não viceja nada, um terreno em erosão.

Em primeiro lugar é preciso que se diga que essa história de site em manutenção era uma desculpa válida nos primórdios da internet. Consultei um especialista na construção de grandes sites e não há desculpa: manutenção em sites se faz com ele no ar mesmo. Ou seja, nem site de puteiro fica fora do ar nos dias de hoje, o que dirá o site de uma instituição da grandeza do Corinthians.

Mas fui dar uma olhada nos sítios oficiais de todos os times da Série A do Brasileirão. Todos estão no ar, sem improvisos e com informações relevantes ao torcedor. A única exceção é o Corinthians. Tudo bem que há certas esquisitices como esta, no site do rubro-negro carioca: “Flamengo lançou seu novo uniforme, desenvolvido pela Nike, onde (sic) foi utilizado (sic) tecnologia de ultima (sic) geração em suas fibras”. Tudo bem.

Fui também ao site do ASA de Arapiraca, do Once Caldas, do CSKA, do River do Piauí, do Peñarol. Todos estão lá. O deste último convida o torcedor: “Este sítio é o maior e é seu. Desfrute”. Coisa simples, mas de coração para o torcedor. E agora, depois de ler o post do nosso Don, arrisquei e deparei-me com o bem organizado site do glorioso Guaros de Lara, que acaba de contratar o Higuita.
A área social do Corinthians, esta sim, está disponível na web, mas não para um torcedor cadastrado como eu, já que meus dados estão sendo considerados inválidos.

Mas estão lá algumas curiosidades, a começar pela abjeta inscrição “Administração Dualib” no canto superior direito, o que pode explicar tudo. No menu aparecem coisas estranhas ao futebol do Corinthians, como “Estádio”, que nos leva a um texto laudatório sobre a Fazendinha. Ao final deste, inexplicavelmente, há um link para os “segredos do vestiário corintiano”, um patético exercício tabajara de jornalismo de celebridades que só falta dizer coisas como “o Finazzi mija aqui” e mostrar a foto da privada. Há ainda no menu – sempre na área social do clube -- outras estranhezas como Capela, Restaurante, Biblioteca, aspectos, como se percebe, relevantes da vida do clube, que merecem estar na home do site de maior torcida no estado e a segunda do Brasil.

Hoje, como está, o Corinthians não existe nem como clube virtual. Desmanchou no ar.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Troféu Animal de Agosto

Figura folclórica do futebol mundial, o goleiro colombiano René Higuita voltará aos gramados. Aos 40 anos, fechou acordo com o Guaros de Lara, da Venezuela, que acaba de chegar à primeira divisão do país.

Higuita estava parado desde 2005, quando defendia o Bajo Cauca, da Colômbia. Desde então, fez sucesso nas TVs locais onde participou de diversos reality shows. Em um deles, mudou completamente o visual.

O (ex) goleiro da seleção colombiana de futebol nunca escondeu de ninguém, nem de si mesmo, que sempre foi “muito feio”. Mas isso virou passado quando aceitou participar de Cambio Extremo, versão latina de Extreme Makeover, e mudou radicalmente seus “traços fortes”. Numa clínica particular da capital Bogotá, Higuita teve cerca de 80% do rosto alterado, nem a vasta cabeleira escapou.





René Higuita sempre foi figura carimbada, seja pelo estilo irreverente, seja pelas adversidades. Foi punido algumas vezes por ser pego em exames antidoping e gerou polêmica ao visitar o traficante Pablo Escobar, ex-chefão do Cartel de Medellín, na prisão.

Após o programa, sinalizou para a emissora seu interesse em seguir carreira na TV, pretendendo seguir os passos de Diego Maradona e seu La Noche del Diez. Mas voltar aos gramados foi o melhor que conseguiu, graças a um extenuante trabalho físico. Na Venezuela, será treinado pelo colombiano Jaime de la Pava, no Guaros de Lara.

Higuita participou da Copa do Mundo da Itália, em 1990, e inovou por jogar como um goleiro líbero, até perder uma bola na intermediária para o camaronês Roger Milla, o que decretou o fim da participação de sua seleção. Em 1995, num dos momentos mais incríveis do futebol moderno, operou uma defesa circense durante partida entre Colômbia e Inglaterra, no estádio de Wembley, tirando a bola do gol com os dois pés nas costas, mergulhando no gramado.

Por todas idas e vindas, Higuita merece! O futebol não é mais o mesmo, nem os cabelos...

Troféu Animal

Higuita em sua defesa Escorpião

Me dá um dinheiro aí

Hacker rouba conta de jogador do Palmeiras

A conta bancária do jogador Caio César Alves dos Santos, do Palmeiras, foi invadida ontem por um criminoso virtual, que fez pelo menos três transferência para outra conta. O valor do golpe não foi divulgado.

Caio ficou sabendo das transferências minutos antes de dar uma entrevista para a TV Bandeirantes. Ele chegou a falar ao vivo para o repórter que tinha que sair por conta do problema.
(O Estado de S.Paulo, 21/08/07, caderno Metrópole, pág. C4)

***

Pobre Caio César. Receber já é difícil, e aí, quando recebe........

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Credo do santista

Todos falam que não sou uma pessoa de fé. Balela.

Com a chegada de Pet e Kléberson, a vitória e o bom futebol do Santos diante do Sport, dá quase para sonhar.

Mas aí a gente olha pra tabela e desanima mesmo. O alegre time do Morumbi já está muito à frente...

Nada no aparato racional permite acreditar.

Resta a nós, torcedores do glorioso alvinegro praiano, rezarmos, em ato de fé, para que os técnicos dos seis clubes à nossa frente na tabela tenham surtos de Luxemburguite, com escalações inexplicáveis, substituições incoerentes e entrevistas ininteligíveis.

Ajudaria, também, se pudéssemos emprestar o Domingos para um time por rodada, a fim de espalhar o terror entre nossos co-irmãos.

Oremos.

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso
Criador do Santos e da Vila Belmiro
E em Pelé, seu único Filho, Salvador nosso
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santos.

Nasceu na Vila Belmiro,
Padeceu sob os pontapés dos adversários,
Foi coroado, glorificado e exaltado,
Desceu ao mundo dos empresários, ressuscitou como torcedor-símbolo,
Subiu ao Olimpo dos deuses da bola e está sentado a direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, de onde há de vir a cornetar os craques e pernetas

Creio no Espírito Santos, na santa torcida alvinegra,
Na vitória do Santos, na recuperação da defesa,
Na ressurreição do time e na Vila eterna.

Gol!

Chinelada da semana

Eu quero esquecer deles, juro, mas eles não deixam: pela segunda vez em três semanas, chinelos nos cretinos do STJD/RJ. Mas poderia ser uma bomba, sem prejuízo.

Os calhordas absolveram por unanimidade Joel Santana, treinador do “Flamiéngo”, da acusação de ter "incitado publicamente a prática de infração".

Para quem não lembra: o técnico do rubro-negro estava denunciado no artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No segundo tempo do jogo Santos FC 3 x 0 CR Flamengo, disputado no último dia 5, o time da Vila Belmiro trocava passes no campo de ataque quando as câmeras e microfones da TV pegaram o Rei da Prancheta proferindo a seguinte pérola: “mete a porrada! Mete a porrada! Se ficar de palhaçada, mete porrada mesmo”.

Vejam bem: não era o tradicional “pega” que quase crucificou Geninho nem o tradicional “chega junto” de Mário Sérgio, termos que os boleiros sabem que significam encurtar a marcação, mas a imprensa patrulheira (carioca, especialmente) adora afirmar que são apenas eufemismos para apregoar os pontapés.

Joel não teve eufemismos. Mandou dar porrada mesmo, sem entrelinhas para atrapalhar. No depoimento à corte canalha, Joel afirmou que estava arrependido e que havia agido sem pensar.

Foi absolvido.

A imprensa patrulheira (carioca, especialmente) não reclamou.

Chinelo neles todos.