quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Troféu Animal de Agosto

Figura folclórica do futebol mundial, o goleiro colombiano René Higuita voltará aos gramados. Aos 40 anos, fechou acordo com o Guaros de Lara, da Venezuela, que acaba de chegar à primeira divisão do país.

Higuita estava parado desde 2005, quando defendia o Bajo Cauca, da Colômbia. Desde então, fez sucesso nas TVs locais onde participou de diversos reality shows. Em um deles, mudou completamente o visual.

O (ex) goleiro da seleção colombiana de futebol nunca escondeu de ninguém, nem de si mesmo, que sempre foi “muito feio”. Mas isso virou passado quando aceitou participar de Cambio Extremo, versão latina de Extreme Makeover, e mudou radicalmente seus “traços fortes”. Numa clínica particular da capital Bogotá, Higuita teve cerca de 80% do rosto alterado, nem a vasta cabeleira escapou.





René Higuita sempre foi figura carimbada, seja pelo estilo irreverente, seja pelas adversidades. Foi punido algumas vezes por ser pego em exames antidoping e gerou polêmica ao visitar o traficante Pablo Escobar, ex-chefão do Cartel de Medellín, na prisão.

Após o programa, sinalizou para a emissora seu interesse em seguir carreira na TV, pretendendo seguir os passos de Diego Maradona e seu La Noche del Diez. Mas voltar aos gramados foi o melhor que conseguiu, graças a um extenuante trabalho físico. Na Venezuela, será treinado pelo colombiano Jaime de la Pava, no Guaros de Lara.

Higuita participou da Copa do Mundo da Itália, em 1990, e inovou por jogar como um goleiro líbero, até perder uma bola na intermediária para o camaronês Roger Milla, o que decretou o fim da participação de sua seleção. Em 1995, num dos momentos mais incríveis do futebol moderno, operou uma defesa circense durante partida entre Colômbia e Inglaterra, no estádio de Wembley, tirando a bola do gol com os dois pés nas costas, mergulhando no gramado.

Por todas idas e vindas, Higuita merece! O futebol não é mais o mesmo, nem os cabelos...

Nenhum comentário: