quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Sítio em erosão

Os voluntariosos são de carne e osso, mas surfam na web – Ezequiel, I: 9,10

O sítio na internet dedicado ao futebol profissional do Sport Club Corinthians Paulista está fora do ar hoje, 23/8/2007, quando escrevo este post. “Site em manutenção/voltaremos em breve”, informa uma mensagem. Liguei para o Corinthians e uma pessoa do departamento de comunicação do clube repetiu: “A informação que nós temos é de que o site está em manutenção – sem previsão de retorno”, encerrou.

Chamar isso de sítio é ser de uma benevolência mariana. Trata-se de uma roça em que não viceja nada, um terreno em erosão.

Em primeiro lugar é preciso que se diga que essa história de site em manutenção era uma desculpa válida nos primórdios da internet. Consultei um especialista na construção de grandes sites e não há desculpa: manutenção em sites se faz com ele no ar mesmo. Ou seja, nem site de puteiro fica fora do ar nos dias de hoje, o que dirá o site de uma instituição da grandeza do Corinthians.

Mas fui dar uma olhada nos sítios oficiais de todos os times da Série A do Brasileirão. Todos estão no ar, sem improvisos e com informações relevantes ao torcedor. A única exceção é o Corinthians. Tudo bem que há certas esquisitices como esta, no site do rubro-negro carioca: “Flamengo lançou seu novo uniforme, desenvolvido pela Nike, onde (sic) foi utilizado (sic) tecnologia de ultima (sic) geração em suas fibras”. Tudo bem.

Fui também ao site do ASA de Arapiraca, do Once Caldas, do CSKA, do River do Piauí, do Peñarol. Todos estão lá. O deste último convida o torcedor: “Este sítio é o maior e é seu. Desfrute”. Coisa simples, mas de coração para o torcedor. E agora, depois de ler o post do nosso Don, arrisquei e deparei-me com o bem organizado site do glorioso Guaros de Lara, que acaba de contratar o Higuita.
A área social do Corinthians, esta sim, está disponível na web, mas não para um torcedor cadastrado como eu, já que meus dados estão sendo considerados inválidos.

Mas estão lá algumas curiosidades, a começar pela abjeta inscrição “Administração Dualib” no canto superior direito, o que pode explicar tudo. No menu aparecem coisas estranhas ao futebol do Corinthians, como “Estádio”, que nos leva a um texto laudatório sobre a Fazendinha. Ao final deste, inexplicavelmente, há um link para os “segredos do vestiário corintiano”, um patético exercício tabajara de jornalismo de celebridades que só falta dizer coisas como “o Finazzi mija aqui” e mostrar a foto da privada. Há ainda no menu – sempre na área social do clube -- outras estranhezas como Capela, Restaurante, Biblioteca, aspectos, como se percebe, relevantes da vida do clube, que merecem estar na home do site de maior torcida no estado e a segunda do Brasil.

Hoje, como está, o Corinthians não existe nem como clube virtual. Desmanchou no ar.

Nenhum comentário: