domingo, 3 de junho de 2007

Fora, Caio Junior!


Minha paciência com o Caio Junior acabou. Começo agora a campanha pela sua demissão imediata do comando do Palmeiras.

Mesmo com todas as dificuldades administrativas, o Palmeiras tinha obrigação de se classificar no Paulista. Mas Caio Junior fez indicações erradas, demorou para acertar o time e foi covarde durante todo o campeonato. O técnico é imaturo e inexperiente: chegou a falar para a imprensa que suspeitava que Edmundo e Valdivia não poderiam jogar juntos. Errou, claro.

Errou também quando fez um planejamento absurdo para os jogos da Copa do Brasil contra o Ipatinga. Resultado: o Palmeiras perdeu a classificação em casa.

Já no Campeonato Brasileiro, a participação do técnico é decepcionante.

No primeiro jogo, contra um Flamengo cansado, o Palmeiras ganhou na sorte quando achou um terceiro gol no momento em que era mais pressionado. Na segunda rodada, em casa contra o Figueirense – com um a menos –, o time tomou sufoco e venceu apertado. Na terceira partida, afinou para um São Paulo em crise e não teve sequer uma chance clara de gol.

Caio Junior errou bisonhamente no último domingo, pela quarta rodada, contra o Cruzeiro, que até então era o saco de pancadas do Brasileirão. Escalou o time com três volantes – jogando em casa! – contra um adversário fraco, desorganizado e em crise. O Palmeiras entrou travado no primeiro tempo e só conseguiu assustar o goleiro Lauro com bolas paradas. É um sinal óbvio de que o time foi mal escalado e ficou preso num esquema engessado elaborado pelo burro do Caio Junior.

Vale ressaltar que o melhor em campo no primeiro tempo contra o Cruzeiro foi o Martinez. Pois foi exatamente esse o jogador escolhido pelo Caio Junior para ser substituído. A justificativa? “Ele tinha cartão amarelo”, disse o burro. Mas o jogo não estava nervoso, o jogador também não estava nervoso e o Cruzeiro tinha pelo menos quatro jogadores amarelados – ah, não houve expulsões na partida.

Eu não me lembro de ter visto o Caio Junior ter mudado um jogo a favor do Palmeiras. Pelo contrário: ele jamais abandonou suas convicções covardes e de técnico de time pequeno. Nunca vi o Palmeiras, por exemplo, jogar com apenas um volante em campo, mesmo nas situações mais necessárias ou mais fáceis. Contra o Cruzeiro, o técnico só fez substituições previsíveis – tirou o terceiro volante e colocou um meia, trocou um lateral pelo outro e um centroavante por outro. Ou seja, não arriscou nada. O que fez de fato foi privilegiar a defesa, que mesmo assim se revelou frágil.

Nada mudou. Como já é rotina no Palmeiras do Caio Junior, o time perdeu em casa e se afastou da liderança. Deixo um apelo para a diretoria: mandem esse burro embora, rápido, porque ele não vai dar certo no comando do clube. Será mais um Estevam Soares na vida do Palmeiras.

Fora, Caio Junior!

2 comentários:

Caiçara disse...

Mais uma vez, as cornetas trompeteiam sobre o Palestra Itália.

Não vi o jogo, mas um time que mete 4 bolas na trave e perde gol sem goleiro não deve ter jogado tão mal assim.

Caio Jr. errou ao tirar o bom Martinez, mas errou mais ainda ao manter em campo o lento Edmundo, travando contra-ataques e errando uma enormidade de passes.

De toda forma, a grande vilã da tarde, pelo jeito, foi outra vez a turma do Amendoim, que mereceu críticas do equilibrado Caio Jr.

Segundo ele e os comentaristas que ouvi, a torcida não permitiu ao lateralzinho que veio do São Caetano jogar, e começou a criticar o time a cada lance a partir do final do primeiro tempo.

Jogar no Palestra virou pesadelo pro Palmeiras...

Palestrino disse...

Time que perde de 3 em casa não merece crédito. Perdeu feio do até então saco de pancadas do campeonato.

O time jogou melhor no segundo tempo, quando criou - ou achou - algumas oportunidades de gol, sinal de que o time foi mal escalado.

A turma do amendoim não foi vilã, não. Vaiou o lateral com razão. Ele é grosso e não tem condições de ser titular do Palmeiras.

A torcida também chamou o técnico de burro, uma bela música para os meus ouvidos.

Fora, Caio Junior!