quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A Copa do Mundo é aqui

Ontem pela manhã, na sede da Fifa em Zurique, Suíça, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, entregou o documento oficial com a proposta do Brasil para sediar a Copa de 2014. De acordo com a entidade brasileira, fazem parte do documento uma declaração do governo, assinada pelo próprio Lula, além de “garantias governamentais”, fornecidas pelos ministérios.

Para nós, reles mortais, o que mais interessa é a lista das 18 cidades, possíveis sedes das partidas. Dentre as cidades abaixo, 10 a 12 serão escolhidas como sedes definitivas até 2008:

- Belém - Mangueirão
- Belo Horizonte - Mineirão
- Brasília – Mane Garrincha
- Campo Grande - Morenão
- Cuiabá - Verdão
- Curitiba – Arena da Baixada
- Florianópolis – Orlando Scarpelli
- Fortaleza - Castelão
- Goiânia – Serra Dourada
- Maceió – Arena Zagallo
- Manaus - Vivaldão
- Natal – Estrela dos Reis Magos
- Porto Alegre – Beira-Rio
- Recife/Olinda (candidatura única) – Arena Recife-Olinda
- Rio Branco – Arena da Floresta
- Rio de Janeiro - Maracanã
- Salvador – Arena da Bahia
- São Paulo - Morumbi

Após a confirmação das cidades, quatro estádios seriam construídos especialmente para abrigar os eventos, em Maceió, Natal, Recife/Olinda e Salvador. Os demais passarão por reformas e modernizações.

A despeito de declarações anteriores, Ricardo Teixeira incluiu na lista os estádios Morumbi e Maracanã, os maiores das duas capitais, que devem concorrer para receber os jogos de abertura e encerramento do Mundial. São Paulo e Rio de Janeiro ainda pleitearam mais uma vaga cada, devido às suas participações e representatividade no cenário do futebol, entre equipes e público. Argumentos de amplitude nacional do evento e privilégios vetaram a idéia.

Apesar de tudo, nenhum orçamento foi apresentado, nem mesmo sugerido. Oras, reformar um estádio custa muito. Construir novos custa mais ainda. Isso sem falar na infra-estrutura necessária para cada cidade: hospedagem, alimentação, transporte, segurança.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, ressaltou que o país ainda não tem sua aprovação garantida, lembrando que há tempo de sobra para uma substituição. Inspetores internacionais estarão por aqui entre agosto e setembro para vistoriar as cidades e suas instalações e darão um parecer à Fifa sobre as condições encontradas. Em 30 de outubro, a entidade se pronunciará confirmando ou não o Brasil como sede.

A Copa da Alemanha foi um espetáculo à parte, um novo capítulo na história dos Mundiais. Na França, apenas um estádio foi construído, os demais foram melhorados em sua maioria por iniciativa do governo. A Copa dos Estados Unidos foi toda financiada pela iniciativa privada.

No Brasil, poucos conhecem detalhes do projeto. A única coisa que se sabe é que Ricardo Teixeira é o cabeça do projeto. Preciso falar mais?

3 comentários:

Anônimo disse...

bom, o Pan (Pã!!!) foi orçado em 400 milhões e saiu por 3 bi...

João de Barro disse...

O melhor vai ser ver um gringo chegando na Arena da Floresta, em Rio Branco, e um cambista o abordando:

"Tem ARQUIBA, bacana?"

Anônimo disse...

ALguém aí imagina um Alemanha X Nigéria no Orlando Scarpelli? Ou um Bélgica X Tunísia que seja?