quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A culpa não é da torcida

O Palmeiras faz campanha apenas razoável no Campeonato Brasileiro. Em pontos perdidos, figura hoje no quinto lugar – estaria classificado para a Sulamericana, o que, convenhamos, não significa muita coisa.

Os desavisados vão pensar: o time só não faz campanha melhor porque está bobeando dentro de casa. É fato. E por que estão bobeando em pleno Palestra? Ah, é claro, é a torcida que pega no pé dos jogadores e não os deixam jogar com tranquilidade. Besteira. Não é justa – nesse momento e pensando nesse campeonato – a fama de bandida que insistem em atribuir à torcida do Palmeiras. É um raciocínio simplista, baseado numa percepção descolada da realidade atual.

O Palmeiras de hoje joga mal em casa porque é limitado tecnicamente e, além disso, joga com base num esquema mais defensivo, em que o contra-ataque é a – única – e melhor estratégia. Ou seja, os adversários se fecham, marcam em cima os melhores jogadores (Edmundo e Valdívia) do Palmeiras e o time fica sem saída – não tem banco e nem técnico competente para mudar o desenho do jogo.

A torcida, no entanto, vem fazendo a sua parte. Vejamos alguns casos: contra o Vasco, o time estava tomando de dois em casa e a torcida estava apoiando, tanto é que o Parmera teve forças para virar o jogo nos últimos 15 minutos da partida; contra o Santos, perdendo novamente em casa, a torcida também jogou com o time e o Palmeiras achou um gol no final, chegando ao empate; contra o Flamengo, lotamos o estádio – inclusive eu, que havia muito tempo não aparecia por lá –, mesmo depois de vários tropeços seguidos em casa. Mas os desavisados vão insistir: e no jogo contra o Cruzeiro, por exemplo? Pô, o time perdeu do até então saco de pancadas do campeonato e a torcida tem que aplaudir? E contra o Sport, com dois a mais, e ainda conseguiu perder e a torcida tem que achar legal?

Enfim, é bobagem atribuir à torcida uma culpa que ela não tem. Os palmeirenses, na minha avaliação, estão mais pacientes do que deveriam, inclusive. Suportam uma diretoria incompetente, que não honra seus compromissos em dia. Suportam um técnico de time pequeno, que só sabe jogar com três volantes ou três zagueiros. Suportam o Dininho (mentiroso), o Rodrigão, o Max, o Luis, o Leandro, o Pierre, enfim um bando de jogadores medianos. E suportam uma fila de oito anos sem títulos importantes.

É bom deixar claro que quando me refiro à torcida, não estou tratando o caso individualmente – os amendoins, as organizadas.... estou me referindo à torcida como um todo, que vem apoiando, sim, esse time, que hoje, como já pontuei, estaria classificado apenas para a Mercosul.

É hoje

Jamais acreditei que o Palmeiras pudesse ser campeão do Brasileiro. E continuo não acreditando. Mas o time poderá me mostrar o contrário nos próximos três jogos, exatamente contra os três primeiros colocados do campeonato (São Paulo, Botafogo e Cruzeiro).

Mais importante ainda é bater o São Paulo em casa hoje. O Palmeiras tem obrigação de vencer. Deve isso aos torcedores. Os jogadores também merecem essa vitória – jogam, correm e as contrapartidas de remuneração nem sempre aparecem...

No mais, registro aqui os meus parabéns pelos 93 anos de uma história gloriosa, repleta de títulos e de craques. Eu te amo, Palestra!

Um comentário:

Don disse...

O amor é lindo, mas por vezes tem sabor amargo...