quarta-feira, 25 de julho de 2007

A(s) síntese(s) da decadência do futebol brasileiro

O Brasileirão de 2007 é o que vem apresentando pior nível técnico, desde que o regulamento passou a contemplar os pontos corridos. O líder do campeonato até o momento é o Botafogo, um time repleto de refugos e cujo craque é o Dodô, conhecido por fazer gols bonitos e também por amarelar em momentos decisivos. A primazia do Fogão sintetiza a decadência do futebol que é praticado atualmente por aqui.

O segundo colocado, o São Paulo, manteve o elenco que foi campeão no ano passado e ainda contratou um ótimo jogador, o Dagoberto. Mas, mesmo declarado como o melhor plantel do País, o time não emplacou nesse ano. Claro! Em algum momento esse time, que possui jogadores medianos como Souza, Hugo, Leandro, Aloísio, entre outros, teria que parar de jogar bola. Era previsível. Vale ainda lembrar que time do Morumbi conseguiu a proeza de levar o título em 2006 com um ataque formado pelo Aloísio, um centroavante que não faz gols, e pelo Leandro, outro refugo que só sabe firular e que também, incrivelmente, não sabe balançar as redes. Aliás, não dá para entender como a mídia é complacente com o Aloísio. Ele também é a síntese do atual futebol brasileiro: um camisa 9, dos poucos tradicionais que ainda jogam no Brasil, que não cumpre sua principal missão, fazer gols.

O Palmeiras, na figura do técnico Caio Junior, também traduz o péssimo momento que atravessa o futebol brasileiro. Eu pergunto: o Caio Junior tem currículo para assumir um time grande como o Palmeiras? É claro que não tem. A novidade do técnico, agora, é implantar um rodízio entre os atacantes do time. A alegação é que precisa dar ritmo para todos os jogadores e que a prática é bastante comum na Europa – “os jogadores e torcedores brasileiros terão que se acostumar com isso”, ele disse. Alguém precisa explicar para ele que no Inter sai o Ibrahimovich e entra o Adriano ou sai o Crespo e entra o Recoba ou o Martins. Os caras têm quantidade e qualidade lá. O Caio Junior também acha que pode mandar uma banana para os torcedores da numerada do Palestra Itália. Ele não pode! Por dois motivos: 1- não tem moral para reclamar de nada; 2- vaias não significam desrespeito, significam sim descontentamento com um time que perdeu duas classificações facílimas em casa, sob o comando do próprio Caio Junior.

Mas o time que, realmente, mais sintetiza a decadência do futebol brasileiro é o Corinthians. Nem precisamos explicar os porquês. Basta abrir as páginas dos jornais na cobertura.... policial. Meu Deus! É feia a situação do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: