domingo, 10 de junho de 2007

Dando murro em ponta de faca

Três notinhas do Painel FC publicadas ao longo da semana dão conta da situação ridícula, vexaminosa e calamitosa pela qual passa o Corinthians. O Painel é uma espécie de espaço de fofoca futebolística mantido pela Folha de S. Paulo (maldade minha; é uma das colunas mais bem informadas do País).

No dia 7 de junho, quinta-feira, o ex-técnico Leão, que não serviu para absolutamente nada no Corinthians, disparou o primeiro petardo. Segue a notinha da Folha:

"Escutei falar muita coisa do Andrés Sanchez e do Kia [Joorabchian]. Muito, muito, muito. Mas empregado é para ouvir, não para relatar"
De EMERSON LEÃO, ex-técnico do Corinthians, sobre a oposição ter feito relatório e apontado que ele custou R$ 11 milhões ao clube


No dia seguinte, sexta-feira, Andrés – aquele diretor do qual o Mesa Redonda, da TV Gazeta, é fã confesso, o mesmo diretor que primeiro apoiou a parceria, depois não apoiou mais, depois apoiou só o Kia – respondeu no mesmo espaço:

"Também escuto muitas histórias sobre Leão. E sei de um fato: ele destruiu o time campeão brasileiro em 2005 e deu prejuízo ao clube"
De ANDRÉS SANCHES, conselheiro do Corinthians, sobre o técnico Emerson Leão dizer ter ouvido histórias dele e de Kia Joorabchian


A primeira conclusão, óbvia, é que, se eles sabem tantas histórias uns dos outros, deveriam contá-las, e não praticarem essa deprimente guerra fria por meio dos jornais. Se sabem tantas coisas ameaçadoras, ao que parece, prestariam um grande serviço ao Corinthians (algo que até hoje não fizeram) jogando tudo no ventilador.

“Segundamente”, ambos tentam jogar a culpa sobre o destino lamacento com o qual o time se encontrou no outro, como se: a) o Leão não tivesse feito tudo para mandar o maior astro do time embora, chegando, inclusive, a dar declarações explicitamente preconceituosas e xenofobistas e sendo acobertado pela imprensa; b) o mesmo Leão não tivesse trazido bostas como Gustavo, Wellington e Tamandaré (graças a Deus já receberam o cartão azul); c) o mesmo Leão não tivesse instalado um clima misto de terror e descontentamento entre os jogadores; d) o sr. Andrés (que tipo de cara ostenta um nome no plural, afinal? Se é assim, quero que me chamem de “Rodrigos”) não apoiasse uma parceira que foi conivente com os desmandos do técnico, aproveitando a brecha para tirar Tevez e Mascherano do time; e) o sr. Andrés não fizesse parte da chapa do sr. Alberto Dualib desde sempre, pulando do barco convenientemente no momento em que começava a afundar. Poderia ficar aqui o dia todo escrevendo sobre as incongruências de ambos os lados, mas isso cansa.

Já a terceira notinha, do dia 5 de junho, terça-feira, mostra como o sr. Alberto Dualib faz mal ao clube, algo que todos sabemos, mas que precisa ser constantemente relembrado. Vamos a ela:

Vale por três. Responsáveis pelo time de veteranos do Corinthians contam que incluíram mais três jogadores na delegação que disputará um torneio na Alemanha, graças à desistência de Alberto Dualib, que viajaria na primeira classe. Sua passagem foi trocada pelas dos novos atletas na classe econômica.

Precisa falar algo mais?

No Brasileirão, o time ganhou dois jogos e empatou outros dois, estando na terceira colocação na classificação geral, tendo hoje a chance de atingir a liderança - OK, é mais do que eu esperava para o início da quinta rodada. Mas, na minha modestíssima opinião, é só um respiro. Os caras que estão lá não vão deixar o Corinthians ganhar nada.

Nenhum comentário: