sexta-feira, 1 de junho de 2007

O homem que não calculava

Há uma discussão que volta e meia aparece no mundinho do jornalismo que dá conta da possibilidade de não-jornalistas (quer dizer, não-formados em Jornalismo) trabalharem como repórteres, comentaristas etc. Eu sou jornalista (não parece, porque esse lead ficou horrível), mas não tenho nada contra. Acho até que em algumas áreas, como Medicina ou Esportes, os profissionais que fizeram carreira nessas áreas são muito bem-vindos, pois enriquecem a discussão.

O problema é que as pessoas não têm muita noção das coisas, e acabam colocando no ar gente que está lá apenas para falar merda. Tomemos como exemplo o ex-dublê de árbitro Oscar Roberto Godoy. Este senhor falou, no programa Papo de Craque – 2ª Edição desta quinta-feira, 31/05, transmitido pela Rádio Transamérica de São Paulo, que, considerando os 22 atletas num jogo de futebol, entre disputar uma partida na Vila Belmiro e no Morumbi um atleta ganha 38m2 de campo no segundo; ou seja, o campo do São Paulo seria tão maior que daria uma kitchinete de vantagem para um meia habilidoso em relação à Vila Belmiro.

Como disse, eu sou jornalista, e escolhi essa profissão por não manjar nada de matemática. Entretanto, não precisa ser muito inteligente para perceber que alguma coisa está errada. Se o Godoy fosse um repórter, provavelmente ele apuraria quanto mede cada um dos gramados, e veria que o da Vila mede 105.8m X 70.3m, ou 7.437,74m2, e o do Morumbi mede 108.25m X 72.7m, ou 7.869,77m2 (medidas oficiais).

Se cada um dos 22 jogadores fosse ter 38m2 a mais no Morumbi, isso daria uma diferença de 836m2. Entretanto, a diferença entre um e outro é de 432,035m2, ou seja, 19,63m2 para cada um. Praticamente a metade do que o ex-dublê de árbitro falou para milhões de pessoas – e eu aqui falo para umas dez, no máximo.

Depois vou cobrar do Caiçara por esta defesa da Vila Belmiro.

Nenhum comentário: