quarta-feira, 18 de abril de 2007

Torcida que canta e vibra

Como bem escreveu o Caiçara, a interferência negativa da torcida sobre seu próprio time é uma marca conhecida da trajetória do Palmeiras, que, não à toa, vem perdendo –como ninguém – vários jogos importantes dentro de casa.

A pressão imposta pela torcida e a impaciência, que beira a perseguição, demonstrada em relação a alguns jogadores são estímulos negativos e que impactam diretamente a performance do time dentro de campo. Quantos jogadores e técnicos foram desqualificados pela torcida do Palmeiras, inclusive por mim, no Parque Antarctica? O número é incontável e impressionante. De fato, a impaciência do torcedor, muitas vezes, não deixou o time jogar.

A turma do amendoim massacra, principalmente, os treinadores; as torcidas organizadas pegam no pé dos jogadores, principalmente daqueles que jogam nas laterais do campo. O Lucio e o Diego Souza são exemplos de atletas perseguidos justamente, na minha avaliação. O time de 2001 – que viu o Pedrinho, antes da contusão, se transformar no reizinho do Parque, e que tinha o Celso Roth (af!) como técnico – é um exemplo de equipe que se perdeu no final do campeonato muito por culpa da torcida.

Escrevo essa longa introdução para, na verdade, constatar uma mudança de comportamento da torcida nesses primeiros meses de 2007. Mesmo acompanhando uma campanha medíocre do time, que perdeu a classificação dos dois campeonatos que disputou dentro de casa, a torcida do Palmeiras se comportou como nunca, apoiando, aplaudindo e lotando o estádio – a média de público foi a mais alta dos times grandes.

Avalio como positiva a mudança. Mas acho que é circunstancial. A falta de pagamento dos salários dos jogadores e a já notória precária estrutura do clube acalmaram os ânimos dos torcedores. De qualquer forma, é importante gritar: a torcida que canta e vibra, do hino, apareceu com força total em 2007.

2 comentários:

Rodrigol disse...

Palestrino, isso é reflexo da Onda Verde. Aliás, corajosos esses palmeirenses: adotaram um gordão barbudo com problemas de dicção como garoto-propaganda. Isso é que é ousadia publicitária.

Anônimo disse...

As toucas do Saci

Estou assistindo BA x FLU e o tricolor acaba de empatar... Alguém pode explicar o que empolga os jogadores do time soteropolitano, que recebem pouco - e atrasado - mas mesmo assim correm atrás do prejuízo? Alguém pode explicar o que empolga a torcida que, mesmo sabendo das condições precárias do clube devido desvio de verbas dos associados, não deixam de vibrar e cantar o hino do Baêa? Um neguinho pula igual Saci quando faz um gol pela camisa azul-vermelho-branca e a torcida coloca a touca para ver o neguinho pular.