segunda-feira, 21 de maio de 2007

América de Natal só tem reservas

Qualquer santista iniciado há de concordar: com cinco jogos para conquistar o título mais importante pós-Pelé, o pofexor Luxemburgo está certíssimo na sua estratégia de preservar os titulares do Santos para a disputa da Libertadores.

Seria uma estupidez de primeira grandeza se arriscar a perder o recém-contratado Alessandro, único lateral-direito inscrito, ou Zé Roberto, craque do time, ou Maldonado, espinha dorsal da marcação...

Até aí, todos concordam. Porém, mesmo com tudo isso posto e entendido, é inaceitável perder para o América de Natal. O time reserva do Santos tem obrigação de ganhar do América-RN. O time sub-15 do Santos tem obrigação de ganhar do América-RN. Jogando na Vila Belmiro, então, até o time feminino tem obrigação de ganhar do América-RN por pelo menos dois de lambuja.

Não é bazófia nem arrogância tola. Certamente o time reserva do Santos ganha muito mais do que os titulares do Mecão. Aliás, titulares coisa nenhuma, o América-RN só tem reservas: o elenco é composto por 22 reservas. É só pangaré.

O que o time do Santos que entrou em campo contra o América não jogou é inaceitável. Mas o pior de tudo foi a falta de interesse mostrada. Em nenhum momento o time deixou de lado o futebol burocrático e pareceu, ainda que remotamente, interessado no jogo.

O que esses idiotas pensam que são? Quem lhes deu o direito de vergar nossa camisa com tamanho desfastio? Todos tem panca de titulares, ganham como titulares e mostram o desinteresse de craques consagrados que não aguentam mais a rotina de jogos. Mas são todos ilustres desconhecidos, que deveriam estar dando o sangue pela camisa que usam.

O Dionísio, que dizem ter recebido proposta do Milan, não acertou nada, um passe de cinco metros, sequer. O Carlinhos anda mascarado desde que foi pr’aquela bosta de time de amarelo sediada no Rio de Janeiro. O Adriano e o Vinícius foram medonhos, estavam errando até na hora de correr. O Jonas, sei lá, na hora que deveria agarrar a chance se esconde do jogo.

Pedrinho e Tabata, reservas com pinta de titulares, mostraram que só servem mesmo para compor grupo. Como protagonistas, foram inúteis.

Mas o pior foi a zaga. A defesa do Santos conseguiu tomar três gols de cabeça dos nordestinos. A altura média do América-RN deve ser 1,60m. Como pode tomar gol de cabeça desses caras??? O Domingos todos sabemos que é uma piada de mau gosto, mas o Marcelo, que até foi bem em outro jogos, afundou junto.

Enfim, a estratégia está correta, mas o Luxa precisa rever as ações e escalações. Se vai utilizar os titulares em parte do jogo, como tentou fazer contra o América-RN depois que a vaca tinha ido pro brejo, melhor começar com eles, fazer uma boa vantagem, e aí poupá-los. Porque se o time reserva vai continuar jogando com a falta de vontade e comprometimento com a camisa do Santos que vimos sábado, melhor nem entrar em campo.

Um comentário:

João de Barro disse...

O rapaz tá reclamando de barriga cheia.

Se ganharem a Libertadores, nem vai lembrar que esse jogo existiu. Vão pegar os cucarachos com só 14 jogadores e nenhum titular.

Agora, se não ficarem com o título, esses pontos podem fazer falta no final. No Brasileirão de 2005, após a conquista da Libertadores, nem lembro que o SPFC terminou o primeiro turno na zona de rebaixamento....