quinta-feira, 24 de maio de 2007

Os erros e os acertos do Caio Junior


Devo confessar que faz parte da minha natureza meter a boca nos técnicos do Palmeiras. Não seria diferente com o Caio Jr, que até se mostra um profissional promissor, apesar do pouco currículo e da imaturidade que demonstra em jogos decisivos.

O Palmeiras vem experimentando um gosto amargo nos últimos anos, muito em função dos professores que comandaram o clube, que foram trazidos pelos dirigentes incompetentes de sempre, diga-se. Ou alguém acha que nomes como Jair Picerni, Candinho, Bonamigo, Estevam Soares, Marcelo Villar e Celso Roth têm competência comprovada para comandar um time grande como o Palestra? São técnicos ruins, perdedores por vocação.

Mas voltando ao Caio Jr, na minha avaliação, ele tem dois grandes méritos no comando do Palmeiras: achou a posição do Michael e convenceu o Valdívia sobre a importância de fazer gol.

Cometeu – e vem cometendo – vários erros, no entanto. O mais grave de todos foi ter insistido com um esquema retrancado – de três zagueiros e dois volantes – no começo do Paulistão, quando deixou de ganhar vários jogos em casa. Antes disso, ele também errou nas indicações que fez ao clube – Pierre, Edmílson e Cristiano são jogadores normais, medianos, que chegaram com status de titulares. O planejamento equivocado para os jogos contra o Ipatinga também deve ser creditado ao técnico, que poupou o craque do time no primeiro jogo. Mas a prioridade não era a Copa do Brasil?

Caio Jr também revela uma incrível falta de visão sobre o jogo. Ele mexe muito mal. E sempre privilegia a entrada de volantes ou zagueiros, o que confirma sua faceta retranqueira. Observemos o caso do último jogo, quando o time tomou sufoco dos reservas (!) do Figueirense – Michael saiu machucado e ele recuou a equipe ao colocar o Makelele. Quase tomamos o empate num jogo fácil, que tínhamos a obrigação de ganhar. Muitas outras opções existiam naquele momento, mas o técnico preferiu colocar um volante contra um time ruim e que ainda estava com um a menos. Não dá para entender.

Torço para que o Caio Jr acorde e veja de uma vez por todas que ele, hoje, dirige um time grande, que precisa ganhar os jogos e fazer bonito. Gosto de sua postura centrada. Mas temo que a pouca experiência e a vocação defensivista que ele demonstra podem prejudicar o Palmeiras nos momentos de decisão, quando aspectos como ousadia e maturidade para vencer são fundamentais.

Bom começo

Não me iludo com esse bom começo no Brasileirão. Um teste importante será o jogo de domingo contra um São Paulo em iminente crise. Aliás, até que enfim os caras acordaram e viram que jogadores como Souza - que mais está para um palhaço de programas de auditório -, o Aloisio -um centroavante que não faz gol - e o Leandro - um atacante cujos principais méritos são poder de marcação e garra - só servem para times pequenos. E eles ainda estão reclamando que foram para a reserva! Não deveriam nem estar num time grande como o São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lemão, fui eu né....