terça-feira, 22 de maio de 2007

Apollo, o Doutrinador

Em 1976 chegava aos cinemas um filme que viria a se tornar um clássico. Rocky, O Lutador apresentava o novato Sylvester Stallone no papel título, um boxeador que cresceu rápido no esporte, um símbolo do sonho americano, vencer na vida na terra das oportunidades. Sucesso automático de crítica e público que levou o nome de Stallone ao estrelato.

Mas o personagem mais carismático da produção pertencia a um pouco conhecido Carl Weathers, que interpretou Apollo, o campeão mundial dos peso-pesados. Apollo Creed era o sonho do público, um anti-herói querido dentro e fora dos ringues, tanto que no embate final, os produtores não tiveram coragem de dar a vitória ao garanhão italiano e os juízes decretaram empate. Nos filmes seguintes, Apollo volta como o catalisador da inspiração e garra que faltavam a Rocky para voltar a vencer. Ou pelo menos encarar de frente os adversários.

Pois bem, meus caros, toda essa introdução para dizer que falta ao São Paulo seu Apollo. A equipe perdeu a “pegada” desde a final da Libertadores de 2006. O Campeonato Brasileiro foi obrigação, não pela falta anterior, mas pelos concorrentes, já que poucos poderiam fazer frente a um time bem montado e que ainda se mantinha regular.

O Campeonato Paulista chegou e o espírito de luta acabou. Faltou mais uma vez na Libertadores e não se sabe o que será do Brasileirão. Falta ao time um líder, o velho e bom camisa 10. Nada contra Rogério, muito pelo contrário, mas ele está lá atrás e nem sempre pode ser ouvido.

Falta também uma liderança fora de campo. Muricy é um bom técnico, manteve as rédeas da equipe até onde pôde. E esse limite se deu com a chegada da diretoria e seu ultimato.

Não acredito que a troca de técnico prematuramente seja saudável, mas é provável que tenha chegado seu momento. E também o momento de buscar um jogador que pense, sim, que não corra tanto, mas que se posicione bem, que não chute de fora da área, mas que faça o passe mágico para o gol.

Alguém sabe onde encontrar um desses?

Um comentário:

João de Barro disse...

Vamos buscar o Danilo de volta. Aliás, começaram os boatos da volta do Mineiro.