sábado, 14 de abril de 2007

Mistérios da humanidade: a bandeira da Torcida Jovem

O Santos empatou hoje com o Bragantino pela semi do Paulistão, em 0 X 0, com um homem a mais desde os 15 do 2º tempo. Jogou mal pra burro, mas não falarei sobre isso. O Caiçara deve desancar o “pofessô” Luxemburgo na segunda-feira, no máximo.

O detalhe para o qual quero atentar é o seguinte: teria a Torcida Jovem do Santos feito o bandeirão estendido durante o jogo de hoje apenas para os jogos da capital? Ela é mais ou menos do mesmo tamanho daquela que a Gaviões usa nos jogos do Corinthians, e certamente não cabe na Vila Belmiro – tenho certeza, pois já assisti a alguns jogos lá.

A Vila é um estádio aconchegante, bonitinho, o sorvete é bom, e a proximidade com o campo proporciona um contato interessante entre a torcida e os protagonistas do espetáculo (dá até para cuspir nos bandeiras ou num desavisado que vá cobrar um lateral - pergunte ao Caiçara quantas vezes ele já fez isso). Mas não cabe uma bandeira daquele tamanho. É possível que eu faça uma investigação a respeito.

Aliás, de onde saiu aquela bandeira? Eu nunca havia visto. Que eu me lembre, existia uma menor, justamente para ser estendida na Vila, nas arquibancadas atrás do gol do placar eletrônico.

Alguém pode eventualmente perguntar o que eu tenho a ver com isso, mas uma das minhas funções aqui é ser chato mesmo. Caso você não tenha percebido, aí no cabeçalho está escrito “uma visão politicamente incorreta do futebol.”

Um comentário:

Caiçara disse...

Rodrigol,

essa bandeira da torcida organizada eu vi, pela primeira vez, em 1990, justamente num jogo contra as Forças do Mal no Pacaembu. Que eu saiba, foi o primeiro bandeirão dessas proporções.

Evidentemente, é utilizado apenas em jogos no Pacaembu e Morumbi.